Técnicos do Ministério da Saúde participam de reuniões em Campinas para avaliar a situação epidemiológica da cidade.

Larva do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue: Campinas já registrou 14 mil casos de dengue tipo 1 só este ano

Larva do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue: Campinas já registrou 14 mil casos de dengue tipo 1 só este ano

São Paulo - Técnicos do Ministério da Saúde participam hoje (22) e amanhã (23) de reuniões em Campinas para avaliar a situação epidemiológica da cidade que já registrou 14 mil casos de dengue tipo 1 só este ano.

A reunião foi um pedido da Secretaria de Vigilância Sanitária de Campinas para pedir que o ministério auxilie o município a conter os casos da doença.

As reuniões serão fechadas e começam a partir das 10h.

A explicação da Secretaria de Saúde de Campinas para o crescimento rápido do número de casos é a de que este é um tipo da doença que não aparecia desde a década de 1990, portanto as pessoas não estão imunes a ela.

Além disso, o órgão reforça que este é um período em que normalmente o número de casos aumenta devido ao clima e ao ciclo da dengue que acontece neste momento.

O pedido de uma reunião com o ministério foi feito na segunda-feira (16) e um dos objetivos é intensificar a capacitação dos profissionais que lidam com o controle da doença na cidade.

Entre as medidas tomadas pela prefeitura estão o aumento de cadeiras para hidratação com soro, o reforço das equipes e ampliação do horário de funcionamento do laboratório que faz o diagnóstico da dengue e a ajuda de 54 homens do Exército no combate à proliferação da doença.